sexta-feira, 19 de junho de 2015

Gazprom trabalha em aliança global com Shell


A Gazprom trabalha numa aliança estratégica global com a gigante inglesa e holandesa, Royal Dutch Shell, que incluirá a troca de activos e permitirá que a gigante russa do sector de gás penetre nos novos mercados, disse o seu presidente-executivo à Reuters, Alexei Miller.

http://expansao.co.ao/Artigo/Geral/58584

Durante uma entrevista, Alexei Miller disse que o acordo com a Shell também prevê uma expansão da fábrica conjunta de gás natural liquefeito de 20 bilhões de dólares na ilha de Sakhalin, assim como a troca global de activos nas actividades de exploração, perfuração e produção.
"Documentos de tal importância são assinados somente uma vez a cada cinco anos ou talvez a cada dez", disse Miller.
Por seu turno, a Shell considerou que é uma boa jogada para a Gazprom, num momento em que muitas companhias ocidentais estão a reduzir a sua presença na Rússia devido as sanções que este país sofre por apoiar militarmente os rebeldes ucranianos.
Na quinta-feira, a Gazprom, maior produtora mundial de gás, disse que a Shell e os seus compradores de gás de longa data na Europa, a alemã E.ON e a austríaca OMV, concordaram em construir dois novos gasodutos sob o mar Báltico para a Alemanha.
Em uma rara entrevista, o presidente-executivo da empresa, Alexei Miller, disse que o acordo com a Shell também prevê uma expansão da fábrica conjunta de gás natural liquefeito de 20 biliões de dólares na ilha de Sakhalin, assim como a troca global de ativos nas atividades de exploração, perfuração e produção.
Angop/Expansão


Sem comentários: