sábado, 18 de abril de 2015

Banco Nacional de Angola coloca 15 casas de câmbio na "lista negra"





Francisco de Andrade

Banco central dá instruções à banca comercial para deixar para último lugar os pedidos de compra de divisas de 15 casas de câmbio que não fornecem ao supervisor as informações obrigatórias. Outras 15 poderão integrar a lista, nos próximos dias. Direcção da associação do sector diz que já não está legalmente em funções.
O Banco Nacional de Angola (BNA) enviou aos bancos comerciais uma lista com os nomes de 15 casas de câmbio que se furtam a enviar ao banco central dados com informações sobre a sua actividade, pedindo para que a banca as coloque em último plano nas prioridades de fornecimento de divisas, revelou ao Expansão fonte próxima à instituição.
Segundo a mesma fonte, que se escusou a avançar nomes, nos próximos dias o número de casas de câmbio na lista de incumpridoras poderá ascender a 30. Um instrutivo do BNA, recorde-se, obriga as casas de câmbio a fornecerem regularmente dados, nomeadamente, sobre o volume de divisas transaccionado e a taxa aplicada.
Há várias casas nesta situação e, quando chegam aos bancos à procura de dólares, a informação que recebem é que devem contactar o BNA, pois têm orientações para as não atender, revelou a fonte.

Sem comentários: