terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Salários de portugueses vão sofrer com nova taxa em Angola




A nova taxa vai incidir sobre transferências de dinheiro para o estrangeiro. Muitos portugueses vão ter ainda mais dificuldades em enviar dinheiro para Portugal. Na prática, os salários líquidos acabarão por sofrer um corte.
A criação de uma taxa sobre as transferências de dinheiro para fora de Angola faz com que os salários de quem lá trabalha, nomeadamente os dos portugueses, diminuam.
Trata-se de uma medida temporária que pode chegar aos 20% e que, além de afetar o rendimento de quem lá trabalha, coloca várias empresas em risco.
Ouvido pelo Diário Económico, Luís Marques, da consultora EY Angola, não tem dúvidas em dizer que se trata de “um impacto direto nos respetivos salários líquidos, diminuindo a atratividade de trabalhar em Angola”.
À mesma publicação, o fiscalista João Espanha disse estar perante um “duro golpe, sobre tudo para os que mantém responsabilidades em Portugal e não podem enviar remessas de fundos para o nosso país”.
Uma sugestão passa por parte dos salários ser pago fora de Angola, como acontece com muitos trabalhadores de quadros elevados. Mas não é algo típico de acontecer com a maioria dos trabalhadores.
O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro refere mesmo que, no último ano, muitos eram os que “já tinham dificuldade em enviar dinheiro para Portugal pelas restrições impostas pelo Banco Nacional de Angola”, pelo que optavam por trazer dinheiro em mão.
Mas também isso vai ser mais difícil, devido ao maior controlo nas fronteiras angolanas.
Modificado emterça, 24 fevereiro 2015 19:02

ANGOLA24HORAS

Sem comentários: