quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O FALSO GIGANTE, UM TIGRE DE PAPEL


 “China: Pequim encerra fábricas devido aos níveis alarmantes de poluição
Pequim – O município de Pequim decretou esta terça-feira, 29 de Janeiro, o encerramento temporário de mais de uma centena de fábricas na região, de modo a combater os elevados níveis de poluição, que também atingem outras cidades chinesas.
No início desta semana uma nuvem tóxica de ar poluído voltou a afectar a capital da China, obrigando ao cancelamento de centenas de voos e à suspensão, provisória, da actividade em, pelo menos, 103 unidades fabris. Para além disso, foram retirados das ruas cerca de 30% da frota automóvel governamental.·
O Governo central pediu aos cidadãos para evitarem sair das suas residências e optar por máscaras sempre que for necessário ir à rua.·
De acordo com os analistas, a concentração de minúsculas partículas no ar superou em mais de 20 vezes os níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Trata-se da segunda vez em menos de duas semanas que a região de Pequim ultrapassa todos os limites máximos de contaminação atmosférica estabelecidos pela OMS.

A sociedade civil e a comunicação social chinesa têm vindo a contestar a forte poluição do ar, exigindo um debate sobre os problemas do contínuo desenvolvimento.”
(c) PNN Portuguese News Network

Imagem: O mundo observa com preocupação o crescimento da China. blogs.funiber.org

Sem comentários: