quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Nobel diz que Europa é principal risco em 2013 para economia mundial


Berlim (Canalmoz) - A Europa, e nomeadamente a Espanha e a Grécia, constitui o principal risco para a economia mundial em 2013, disse o Prémio Nobel de economia norte-americano Joseph Stiglitz numa declaração publicada esta quarta-feira, no diário alemão Handelsblatt citado pela Jornal de Notícias (JN), de Portugal.
“O verdadeiro risco para a economia mundial está na Europa”, defendeu Joseph Stiglitz, apontando o dedo às dificuldades económicas sentidas, nomeadamente em Espanha e na Grécia.
Esses países “encontram-se numa depressão da qual não vemos nenhum sinal de melhoria”, explicou.
O economista norte-americano rejeitou a ideia de que um pacto orçamental possa ser uma forma de sair da crise que afecta a zona euro há vários meses, referindo que “isso não é solução” e alegou que a compra de dívida pública dos Estados pelo Banco Central Europeu não passa “de um paliativo temporário”.
“Se o BCE fizer da manutenção das políticas de austeridade uma condição para continuar a financiar os Estados, o resultado será apenas piorar a saúde do doente”, disse, admitindo que em 2013 poderá registar-se nova turbulência na zona euro. (Redacção/JN.pt)
Imagem:  Joseph Stiglitz (foto: RUI COUTINHO / GLOBAL IMAGENS)  

Sem comentários: