quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Greve no supermercado” Shoprite” dura mais de 10 dias




Benguela - Mais de 145 trabalhadores da Shoprite no município do Lobito na província de Benguela, estão desde o dia 11 de Janeiro do ano em curso em grave para que  que a entidade patronal, aumente o salário que ronda os 28 mil kwanzas, e ao subsidio de transporte e alimentação.
Fonte: Club-k.net
Geraldo Gomes membro do sindicato dos trabalhadores  revelou que  “fui detido no tumulto da passada semana pela Policia Nacional porque o gerente do supermercado, Senhor Filipe, acusou-me de forma infundada de vandalismo na empresa mas  a Policia verificou que tudo era mentira e fui liberto”.
Por outro lado  o secretário-geral do sindicato do comércio hotelaria e turismo,  Fernando Manuel garantiu que a Greve é legal e que  no passado dia 28 de Novembro de 2011, remeteu-se a entidade patronal o caderno renvidencativo e aguardou-se pela resposta e nada. Dia 24 de Dezembro estava para entrar em greve mas ponderam por causa da quadra festiva.

No dia 7 de Janeiro marcou-se a grave para o dia 11 do mesmo mês mas  até agora os responsáveis da empresa remeteram-se em silêncio total.

De relembrar que em Benguela, o  caso de greve nas empresas é uma constante, os trabalhadores ficam abandonados e as instituições como o MAPESS, assistem as cenas impotentes.

Sem comentários: