quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pólo Norte vai descongelar totalmente no verão de 2016


O gelo do Pólo Norte vai derreter totalmente durante o verão de 2016, segundo Peter Wadhams, um especialista em gelo marinho. Wadhams qualifica este fenómeno de "desastre global", mas recorda que já tinha avisado para o perigo.
http://www.jn.pt
Peter Wadhams é um dos principais especialistas do mundo em gelo marinho e afirmou, em entrevista ao jornal "The Guardian", que, durante o verão de 2016, todo o gelo que existir no Ártico vai derreter.
O investigador defende que, para tentar inventer este "desastre global", é necessário fazer muito mais do que tem sido feito. Já não basta planear medidas para travar as alterações climáticas, é preciso "analisar urgentemente outras vias de travar o aquecimento global, como as soluções da geoengenharia propostas até agora".
Wadhams é responsável por um projeto que analisa a espessura do gelo no ártico com recurso a submarinos que conseguem navegar por baixo das placas de gelo. O perito recorda que, durante anos, avisou que este fenómeno poderia acontecer.
"Previ [o colapso do gelo marinho durante os meses de verão] durante anos. A causa é o aquecimento global: devido ao clima, houve menos formação de gelo durante o inverno e mais degelo no verão", explica.
Assim, no verão de 2016, Wadhams prevê que o processo de degelo do Pólo Norte culminará e os glaciares atualmente existentes não vão ser mais do que água. O investigador previne que será um acontecimento "terrível" para todo o planeta.
“A água aquece e derrete o 'permafrost', que liberta enormes quantidades de metano, um poderoso gás de efeito de estufa", afirma Peter Wadhams .

Sem comentários: