sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ucrânia. O sector estudantil junto a Federação Rssa nega-se em dar as verbas para os finalistas regressarem a Angola.



U. E. A./C.E.I.
UNIÃO DE ESTUDANTES ANGOLANOS NA COMUNIDADE DE ESTADOS INDEPENDENTES

Secretariado da Cidade de Vinnytsia/Ucrânia

ASSUNTO: O SECTOR ESTUDANTIL JUNTO A FEDERAÇÃO RUSSA NEGA-SE EM DAR AS VERBAS PARA OS FINALISTAS REGRESSAREM A ANGOLA.
Nossas Saudações Laborais
Viemos por esta via expor a nossa inquietação, indignação e frustração pelo comportamento obtuso dos dirigentes do Sector Estudantil na Federação da Rússa, incapazes em compreender que nós não somos marginais nem ladrões, para nos tratarem desta forma sem um mínimo de consideração e respeito, nós que segundo o Governo, somos os quadros e futuro da nação
Respeitamos e agradecemos os esforços que o Governo de Angola tem empenhado em prol de uma Angola promissora sendo o seu dever, mas o comportamento de certos dirigentes deixa a desejar revolta e mudança no quadro Político angolano.
Começamos por aqui: No ano lectivo 2010/2011, terminamos o bacharelato, e assim consecutivamente terminar a Engenharia “Mestrado”, era e foi o acordo assinado na altura quando beneficiamos da bolsa de estudos que depois caiu a ficha dando-nos a conhecer que era uma bolsa de Apoio (sem subsídeo, seguro de saúde e alojamento, simplesmente pagando-nos as propinas). Como confirmação temos um dos boletins que assinamos dia 27 e 28 de Outubro de 2008, para a bolsa que nos foi dada e automaticamente tirada. Dois anos depois o Sector Estudantil na Federação da Rússia, ataca-nos mais com uma das suas artimanhas na vóz da Doutora Ruth da Silva a informar-nos que está em vigor uma nova Lei vinda do INABE; Lei esta que nós como os destinatarios desconhecemos a sua revogação e o seu selo no diário da República; E que era do Conhecimento da Sua Excelência Srª Ministra do Ensino Superior  Maria Cândida Teixeira, que o estudante só é merecido a bolsa até o quarto (4º) ano, Bacharel.
Pois terminado o quarto (4º) ano bacharel, ansiávamos prosseguir com os estudos já no quinto (5º) ano. Na expectativa da nossa situação ser resolvida, pois que no ano lectivo passado arranhou-se falar da mesma Lei e por fim os finalistas de 2010/2011 foram pagos as propinas. No entanto matriculamo-nos no 5º ano com a esperança do INABE honrar com o compromisso assumido no ano 2008. Na altura frequentávamos o 5º ano “Mestrado” mesmo sem ter sido pagas as propinas e com os Vistos de estudantes já vencidos, não obstante a isso nem atenderam a nossa petição, mesmo termos direccionado uma carta para a Sua Excelência Ministra do Ensino Superior Maria Cândida Teixeira a nforma-lhe sobre o nosso posso sem saída, e tendo acusada a mesma Carta.
Ao fim ao cabo os nossos pais redobraram os esforços pagando assim as nossas propinas por étapas depois de passarmos tantas humilhações e desconsiderações nas Universidades por causa do Governo Angolano não honrar o compromisso com os estudantes na Ucrânia .
Assim fomos cavalgando com o tempo ate que hoje somos finalistas. Desde o princípio do ano 2012 viemos entrado em contacto duma forma intelectual, organizados e respeitosos com o sector estudantil na Federação da Rússia a fim de pautarmos e orientar-nos de como será feito o processo de pagamento das verbas para a nossa passagem de regresso à Angola. Uma vez que os finalistas têm o direito de uma verba que corresponde ao valor de 80 Kgs de bagagens e com o bilhete de Passagem, não esquecendo que o Sector estudantil na Pessoa da Senhora Ruth da Silva, tinha se deslocado para a Ucrânia o ano passado afim de dar-nos os mesmos valores uma vez que nos encontrávamos como Bacharelatos mais fim acabo não deu-nos os valores por questões acima  referidas (só é merecido a bolsa até o quarto (4º) ano, Bacharel)! Mas como nós queríamos uma formação completa, ela regressou com os Valores alegando que só nos seria merecido quando terminassemos.
Ora muito bem! Já terminado os nossos estudos, o Sector Estudantil na Federação  Russa nos ataca com mais uma inesperada informação que para nos finalistas so é merecido o bilhete de passagem e um montante no valor de 10 kgs, em vez 80 Kgs.
OH Nosso Deus!!!
Como ficam as documentações que haviamos enviado ao Sector estudantil a informar a quantia dos 80 kgs e bilhete de Passagem, pois o Sector dizendo para aguardarmos as verbas vindas do INABE.
Meus Senhores Nós perguntamos, onde estão os nossos direitos?
Onde foram as verbas do Ano passado que nos queriam dar e não deram porque queríamos uma formação completa?
Será que estudar para alguns dirigentes do Governo Angolano é algo de cobiça e atentado a Nação? Porquê nos fazem isso sendo nós, também Cidadãos Angolanos e Futuro desta Nação! O que esperam de nós com essas atitudes impensadas e lastimáveis para Angola?
Nós só queremos voltar para casa com as nossas bagagens que viemos tendo durante esses 7 anos, e não são só 10 kgs!...
Aos orgãos de informação e aos senhores governantes ouçam a nossa petição.
Uma vez terminados os nossos estudos, regressar a casa é o objectivo e o nosso dever como cidadãos. Para tal precisamos das verbas financeiras que nos são de direito para nos regressarmos a casa. Os nossos pais depositaram confiança no nosso Governo que no fim da formação de seus cidadãos serem recolhidos e levados para casa!
Respeitosamente
Secretariado da Cidade de Vinnytsia/Ucrânia

04 De Julho de 2012.
Imagem: pulsodelmundo.com.ar
Texto recebido via email

Sem comentários: