quarta-feira, 18 de julho de 2012

RNA dedica metade do noticiário a falar do MPLA



Lisboa – Estão  da certas   as estimativas segundo as quais o novo Conselho de Administração da RNA, coordenado por Manuel Rabelais  irá dar  tratamento desigual aos partidos políticos, durante a  campanha eleitoral,  violando a lei  eleitoral em Angola.
Fonte: Club-k.net
Tratamento desigual na media
Esta terça-feira (17), o noticiário das 13h da  tarde da RNA, que foi de 30 minutos dedicou metade do seu tempo,  isso é 15 minutos dando exclusividade ao partido no poder.   O noticiário apresentado por Vania Varela iniciou com resumo, de 12 minutos,  do discurso do Presidente do  MPLA, Eduardo dos Santos. Outros dois minutos foi dedicado a cobertura directa da actividade de apresentação do programa do MPLA, no centro de conferencia de Belas, tendo os reporteres passado uma intervenção, do membro do Bureau Político, Manuel Nunes Júnior. 

O MPLA é o único partido em Angola a quem a RNA passa um noticiário dedicando-lhe todo o seu espaço e tempo. Nas actividades das outras forças políticas, dificilmente fazem em directo e os discursos dos respectivos lideres nunca são resumidos ou transmitidos como fizeram  com a intervenção  de José Eduardo dos Santos,  nas vestes de presidente do MPLA.

Há meses atrás o líder da CASA-CE, Abel Chivukuvku alertou que o tratamento desigual dado pela comunicação social estatal, em fase de eleições ,  é também  considerado como fraude. De referir que na  emissora províncial  de Benguela, por exemplo, há um programa em língua umbundo cuja temática em denegrir  os partidos da oposição.

Sem comentários: