domingo, 22 de julho de 2012

Quanto à situação política, as pessoas vivem debaixo do medo. A intimidação e a intolerância política é assustadora.


Creio que muitos amigos estão ansiosos de ter mais notícias da visita que estou a fazer a diversos municípios do Uige, na companhia de meus colegas. Depois dos municípios do Bembe e do Songo, nos últimos dois dias, estive em Quimbele, Sanza Pombo e Puri.

Isaías Samakuva. Facebook
A situação política, económica e social encontrada nesses municípios não é diferente da que reportei em relação ao Lukunga (Bembe) e Songo. Do ponto de vista social e económico, a pobreza em que vive o nosso Povo é extrema. As escolas são exíguas para o número de crianças que se encontram nessas áreas e algumas das que existem não merecem o nome de escolas.
Quanto à situação política, as pessoas vivem debaixo do medo. A intimidação e a intolerância política é assustadora. A liberdade de opção e de expressão é coartada. O Regime utiliza a Polícia e até militares para intimidarem o Povo. 

Os sobas são também utilizados para o mesmo fim.
Perante esta realidade, procurei falar com as autoridades administrativas e tradicionais para ver se compreendem que o País é para todos e que Angola é, pelo menos constitucionalmente, um estado democrático de direito. Como sempre, parece compreenderem bem isso. Porém, na prática nada muda.
Fomos contactados por homens e mulheres, jovens e crianças. Todos nos receberam com carinho e como interesse de ouvir algumas palavras de esperança. Lá onde parássemos, estavam imediatamente dezenas ou centenas de pessoas. Conversamos com todos quantos nos procuraram.
Como as imagens falam por si, aqui ficam mais algumas para todos os interessados. Para os meus amigos desta província, quero dizer que, como era de esperar, não deixei de cumprir com a tradição desta área, ou seja, não deixei de provar o malavo com a respectiva cola, como manda a tradição aqui nestas paragens. Para todos, os meus agradecimentos pelos comentários que me deixaram neste cantinho. Dentro de poucas horas parto para a Damba e Maquela do Zombo.
Bom fim de semana.

Sem comentários: