sábado, 7 de julho de 2012

Aplausos discretos a dissidências no regime


Lisboa - Está a ser objecto de manifestações de aplauso provindas de quadros do MPLA e de figuras do próprio regime o “acto de rebeldia” dos irmãos Mendes de Carvalho, que se apresentam às eleições de 31 de Agosto como candidatos da CASA-CE, partido liderado por Abel Chivukuvuku.

Fonte: Africamonitor.net Club-k.net
O principal elemento motivador das referidas manifestações é o sentido crítico das referências que nas suas intervenções públicas ambos já fizeram a José Eduardo dos Santos (JES) e a particularidades do seu exercício do poder.

Os gestos de compreensão e/ou apoio que críticas a JES oriundas do próprio “establishment” geralmente provocam, são geralmente discretas, como agora também se verifica. Julga-se que os seus protagonistas agem assim condicionados pelo temor de que possam ser acusados de “deslealdade” e por essa razão se exponham a consequências negativas para o seu estatuto social e prosperidade pessoal.

Ambrósio Lukoki, um veterano do MPLA, actualmente embaixador de Angola em Dar-es- Salam, foi também alvo de atitudes de apoio por parte de outros dirigentes, no seguimento de uma intervenção de pendor crítico para JES, numa reunião do CC do partido – mas sempre de forma discreta.

As críticas e/ou reservas internas a JES são em larga escala alimentadas por razões como a corrupção no regime; concentração da riqueza nacional no chamado círculo presidencial e outros, próximos; conservação do poder ditada por alegados interesses de ordem pessoal e familiar – em detrimento de interesses nacionais.


Sem comentários: