domingo, 22 de julho de 2012

"Angola Fala Só" - Padre Casimiro Congo exorta cabindas a votarem (na CASA-CE)


O activista de Cabinda declara o seu apoio á CASA - CE VOA
Os cabindas devem votar nas eleições angolanas do próximo mês de Agosto, disse o Padre Casimiro Congo, conhecido activista do território de Cabinda.

Falando no programa “Angola Fala Só” o Padre Congo deu o seu apoio á coligação CASA – CE.

Nas últimas eleições, disse, ele tinha apoiado a UNITA mas isso tinha sido uma desilusão pois a UNITA nunca se tinha verdadeiramente interessado pela situação em Cabinda.

“Em quatro anos nunca nos vieram ver,” disse o Padre Congo que acrescentou ser muito amigo do presidente da UNITA, Isaías Samakuva.

Contudo, disse, a política, disse, não é feita de amizades mas sim de interesses.

O Padre Congo disse no entanto que não se pode julgar a CASA- CE ou o seu líder Abel Chivukuvuku apenas pelas suas palavras. O que conta, disse, são as acções no poder.

Ao exortar os cabindas a votarem nas eleições este activista dos direitos do território reconheceu que poderia haver muitos que não quisessem votar nas eleições mas acrescentou que “para além da paixão é preciso ter o eixo racional”.

“É preciso racionalizar o que se vai passar,” disse.

“Temos que estar lá. Se queremos mudar não podemos ficar de fora. Temos que nos aliar a angolanos que pensam que Angola não é só petróleo,” acrescentou, afirmando ainda que Cabinda "historicamente não é Angola e isso é um facto".
Interrogado por um ouvinte sobre a questão de autonomia ou independência, o Padre Congo afirmou há campo para diálogo.

"Somos um povo que tem as suas especifidades. Como vamos configurar isso em termos politico-administrativos vamos vêr. Tudo pode ser discutido," disse

O activista disse estar convencido  que se as eleições foram justas “o MPLA não vai ganhar”.

Pode ouvir a  conversa completa do Padre Congo com os nossos ouvintes carregando no “link” em baixo.
http://www.voanews.com/portuguese/news/africa/angola-fala-so.html

Sem comentários: