segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Farsa do Sucesso Chinês


Exato! O título é realmente espantoso.
Nos últimos 3 anos, e diariamente no ano de 2011, estive em contato direto com empresas chinesas.

http://www.colunasdehercules.com.br/2012/01/farsa-do-sucesso-chines.html

Até mesmo consegui produzir nosso Tablet aQuarius com uma indústria chinesa sem que precise pagar pelo molde plástico. A dificuldade de se produzir aqui no Brasil foi tão grande que foi a solução, mesmo sabendo que eles iam piratear nosso projeto. O que aconteceu de fato.

No entanto, aprendi muito sobre o cotidiano Chinês, sua cultura (assustadora), como o governo comanda todos os aspectos dos negócios na China mesmo de forma oculta, e principalmente a REAL economia chinesa. Foi quando percebi que a China é apenas um gigantesco fracasso e palco da maior corrupção em ação que a história já registrou. 

Ao mesmo tempo os números que tenho visto na mídia no Brasil não eram compatíveis com o que conheci de donos das maiores indústrias da China.
Aposto que vai levantar muitos protestos dos amantes do comunismo Chinês, e de jornalistas de canais abertos brasileiros que acham que pegar números oficiais do Governo Comunista e Ditatorial Chinês é jornalismo.
6 anos atrás William Bonner e o suposto prestigiado Jornal Nacional noticiava a inauguração do maior Shopping do Mundo e do espantoso crescimento de suas novas e modernas cidades.
Segundo o jornalismo da Globo, que com toda sua inteligência, acreditou em todas as informações passadas pelo Governo Comunista Chinês, [que todos sabem ser um Governo Ditatorial] era uma prova de que a China estava no caminho de ser a próxima super potência econômica e estava tirando milhões da miséria.


FATO ou PROPAGANDA COMUNISTA?
Cidades Fantasmas Chinesas fonte: SBS Channel 
Agora assista a matéria da Globo (isso é o que eles chamam de jornalismo?):
Veja os números reais da economia chinesa:

Agradecimentos ao Dr. Kirk Elliott, Ph.D. em Public Policy e Administration, WND News, e CNN Money.


O número é astronômico considerando que é maior que 1/3 do débito total americano, porque a diferença entre Estados Unidos e China é que a renda per-capta nacional americana é mais de $47 Mil Dólares, e na China é de $4 mil dólares - nem mesmo um décimo do americano.

Para que pudesse estar pareado com a dos Estados Unidos, a dívida Chinesa deveria ser de no máximo $1 trilhão e meio de dólares, mas é 3 vezes maior.

E lembre-se, que estamos usando dados manipulados pelo Governo Comunista Chinês que controla o valor do dólar em um valor irreal.


Assim, vamos calcular o valor real da dívida Chinesa:
Segundo especialistas o valor da moeda Chinesa, mesmo depois de ter aumentado este ano, ainda está de 25% a 40% abaixo do valor real.

Vamos considerar 30% [média], assim a dívida real chinesa seria de mais de $7,38 trilhões de dólares.

Considerando que a dívida americana é considerada insustentável para os americanos a dívida chinesa está ridiculamente fora de controle e causará um colapso financeiro de proporções épicas.

Enquanto nos Estados Unidos eles estão debatendo soluções a anos, na China você vai pra cadeia se falar sobre o assunto sem autorização do Governo, e estão só gastando mais e mais como podem ver no documentário acima.


A inflação real na China é maior que 16%. O que obrigará, cedo ou tarde, a China aumentar os preços. E também bancos centrais no mundo todos estão imprimindo papel moeda (definição de inflação), adicionando a guerra contra o falso câmbio chinês, certamente resultará em uma queda massiva de empresas produzindo e importando da China. 

Não seja inocente em comparar está previsão com o que aconteceu nos Estados Unidos.

Mais de 70% da economia americana provem do consumo interno. Seu próprio povo consumindo e produzindo. No caso chinês isso é alarmante pois mais de 70% de sua economia provem das exportações que só existem por causa da combinação do valor fictício da moeda chinesa, que logo terá um fim pois já se tornou insustentável, e trabalho escravo. (nenhuma novidade). 

Assim você pode ter uma ideia dos resultados catastróficos que a China terá com uma inflação global.
Excesso de capacidade de produção e consumo privado representa menos de 30% de sua economia
O excesso de capacidade de produção chinesa indica claramente um recesso global. E todos especialistas afirmam que o pior da crise mundial ainda está por vir. Europa já entrou em colapso. E como a economia chinesa é totalmente dependente do resto do mundo comprando suas manufatoras, uma recessão global não será nada bom para o futuro econômico da China.
Crescimento do PIB oficial da China de 9% é fabricado e totalmente irreal
O número verdadeiro é -10%. 

O suposto robusto PIB chinês sempre foi um sonho utópico, com o grande governo ditatorial comunista construindo infra-estrutura como estradas, ruas, prédios, gigantescas pontes, Shoppings, e até mesmo cidades fantasmas (ver vídeo acima) do tamanho da cidade de São Paulo.

Tudo sem demanda alguma. 

Sabendo que menos de 30% de toda economia chinesa vem de consumo privado, praticamente os outros 70% deste PIB vem destas construções bizarras de cidades fantasmas, pontes que não passam carros etc.
Veja no Google as imagens das cidades fantasmas, sem carros nas ruas. Compare com qualquer outra cidade no mundo e você notará a diferença. Não há pessoas, carros nem qualquer tipo de movimentação comum às grandes cidades em todo o mundo.
Com a mesma rapidez que começaram irão parar. FATO!

E o regime chinês será totalmente exposto. Não tem como fingir por muito tempo. E os chineses já estão acordando e vendo que foram enganados pelo regime comunista. O comunismo não tem nada a oferecer e roubou toda liberdade e direitos do povo chinês. (eu diria que dos europeus também que dependem em tudo do governo)

- Impostos chineses são muito altos

Empresas Chinesas pagam -direta e indiretamente- 70% dos ganhos para o governo. O imposto individual é de 81.6%. Impossível um país ter economia forte com este nível de impostos.

E é vicioso. Governo incha, população demanda mais serviços de graça abdicando de sua liberdade dando mais poderes ao governo. Governo pra conseguir sustentar esta máquina aumenta impostos, mais pessoas ficam pobres menos dinheiro no mercado e consumindo menos, com governo dando mais coisas de graça (não existe nada de graça pois será pago em forma de impostos) destruindo o livre mercado e empreendedorismo, eliminando a concorrência eliminando empregos, menos investimentos pois não tem como concorrer com a estatal que controla o mercado. Com isso o governo precisa aumentar mais ainda os impostos, fica mais poderoso e povo mais pobre e sem direitos. etc etc.. é um ciclo que todos sabemos o fim. União Soviética foi um exemplo, Alemanha de Hitler, etc etc. Guerras civis, conflitos, milhares de massacres e pobreza.

Resumindo o sucesso da China e do regime comunista não passa de um conto de fadas que a mídia brasileira e a Europa acreditou como tolos.
Não existe prosperidade sem o livre mercado e pessoas livres para poderem errarem, acertarem, aprenderem, arriscarem, e direitos individuais. As pessoas nasceram iguais e não vão morrer iguais.

Não existe mérito algum em nada se não há a possibilidade de falhas e arcar com as consequências dos erros. São estas consequências que fazem até mesmo os mais ignorantes, lutarem, pesquisarem, evoluírem pessoalmente e vencerem na vida e sustentando e inspirando milhares de outros a sua volta.

Um governo decidir o que é bom ou não para milhões de indivíduos sempre termina em um fracasso inevitável.
A prova está ai, um governo criminoso, mentiroso e que mesmo com todo seu poder tem que construir cidades fantasmas e mentir sobre sua economia para se manter no poder.

Fontes: CNN Money, SBS Channel/dateline, WNC News, Dr. Kirk Elliott, Ph.D. in Public Policy and Administration

Autor: Rogério Alan Cruz CEO - Presidente da Tora Tora Business

Sem comentários: