sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inúmeras barracas, e residências familiares foram demolidas na praia das Mabundas


Desespero e revolta é o sentimento dos mais afetados que não sabem onde vão pernoitar
Por Alexandre Neto 
Inúmeras barracas, algumas das quais residências familiares foram hoje demolidas na praia das Mabundas, Administração da Samba.
Segundo testemunhos recolhidos no local, a operação de demolição teve início nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira.
Homens e máquinas tomaram a comunidade de surpresa. Alguns residentes foram encontrados como o dia em que vieram ao mundo!
Desespero e revolta é o sentimento dos mais afectados que não sabem onde vão pernoitar.
Esta tarde cerca de duas dezenas de moradores seguiram para a sede da Administração, onde desejavam pedir explicações ao responsável que segundo se diz disfarçado, presenciou as demolições.
A VOA tentou ouvir o responsável municipal. A nossa reportagem foi entretanto informada por uma secretária identificada apenas por Teresa dizendo que o mesmo não se encontrava no gabinete.
Rafael Marques jornalista e activista cívico, ficou detido pela polícia, depois de ter sido visto no meio da multidão de revoltados, a tomar apontamentos. Como ele mesmo contou, foi posto em liberdade graças a intervenção popular…
Demolições em anos de eleições, como se pode justificar-se (?) Pergunta que colocamos a Guilherme Santos, activista cívico na região sul de Angola!
No essencial eu penso que entre outras coisas temos em Angola uma conflitualidade do ponto de vista até filosófico entre a dimensão monetária e até económica e mercantilista que está conflituando com a dimensão social e humana. O betão está cada vez mais a sobrepor-se aos interesses humanos e sociais e culturais
Foto: Alex Neto

Sem comentários: