sábado, 19 de maio de 2012

Galp descobre novo poço de gás natural ao largo de Moçambique


Maputo (Canalmoz) – A empresa portuguesa Galp Energia, membro de um consórcio para a exploração da bacia de Rovuma (poço Coral-1), em Moçambique, anunciou ontem uma nova descoberta de gás natural de grande dimensão, noticiou a publicação lusa, ´Dinheiro Vivo`.
Em comunicado enviado à CMVM, a empresa revela que “os resultados deste poço, perfurado na parte Sul da Área 4, são de especial importância, uma vez que aumentam os recursos desta área em 7 biliões de pés cúbicos (tcf) a 10 tcf.”
Como a empresa refere, esta nova descoberta aumenta o potencial estimado de gás no complexo Mamba na Área 4, onde tem direito de exploração, para um montante entre 47 tcf e 52 tcf de gás no jazigo, dos quais 15 tcf a 20 tcf encontram-se em reservatórios localizados exclusivamente na Área 4.
O poço Coral-1 está localizado a 65 quilómetros da costa de Cabo Delgado em lâmina de água de 2.261 metros, tendo atingido uma profundidade total de 4.869 metros. Este poço encontra-se a cerca de 26 quilómetros a sudeste da descoberta Mamba South-1.
A Galp energia explica que “encontrou um total de 75 metros de reservatório de gás natural em areias eocénicas de elevada qualidade. Esta nova descoberta reveste-se de especial importância uma vez que provou a existência de uma nova estrutura, independente das estruturas que foram já perfuradas com os poços Mamba.”
O consórcio, no qual a portuguesa participa em 10%, está atualmente a planear a realização de um teste de produção na descoberta Coral-1. (Redacção / DV)

Sem comentários: