sexta-feira, 25 de maio de 2012

Elogio fúnebre da Liga Africana ao saudoso Dr. João Vieira Lopes



Luanda  - JOÃO BATISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES, NACIONALISTA, MEDICO, GUERRILHEIRO, P0LITICO, DEPUTADO, AMIGO E CAMARADA.

Fonte:ligaafricana.blogspot.com Club-k.net
Estamos hoje aqui sem sombra para qualquer duvida a cumprir o doloroso dever de homenagear uma das mais brilhantes figuras do nacionalismo angolano, que esteve ligada a quase todos os momentos fundamentais da nossa luta de libertação nacional, que conduziu á independência de Angola e á consolidação do estado de Angola, olhando para o seu brilhante curriculum vê-se que foi indiscutivelmente quase um TOTALISTA, presente em quase todos os momentos da existência desta nossa querida pátria, facto inédito que só se conseguia, pelas suas inabaláveis convicções nacionalistas, á sua tenacidade, honestidade, grande espírito de humildade, amor pela justiça, verdade e sobretudo um grande respeito pela democracia e sua pátria que ele tanto ajudou a construir.

DR. JOÃO VIEIRA LOPES, PARA MUITOS DE NÓS O TIO JOÃOZINHO, tinha qualidades excepcionais como pessoa, amigo sempre disposto a ajudar, quer no plano da sua profissão, que desempenhava com um brilhantismo e profissionalismo inquestionável, quer pessoalmente revelando uma enorme sensibilidade que o caracterizava pelos problemas dos amigos familiares e não só.

Está indissociavelmente ligado á formação de muitos médicos em Angola.

Apesar das suas absorventes actividades na medicina, abraçou sempre causas solidárias, sociais e do desporto relevantes para a vida de muitos angolanos, das quais se destaca a LIGA AFRICANA, onde como sócio fundador, dirigiu a mesma durante vários anos com extrema ponderação, sentido de unidade e responsabilidade que todos lhe reconhecemos, que permitiu que esta associação desenvolvesse obras e actos de grande relevo para a vida da sociedade angolana, como: a transladação dos restos mortais do Cónego Manuel das Neves, a homenagem á paz, divulgação de obras literárias sobre o nacionalismo e luta de libertação de angola, actos de solidariedade para com os mais carenciados e tantos outras acções que são do domínio público só quando o seu estado de saúde se degradou saiu de uma posição da direcção activa para o cargo de presidente da Assembleia Geral que exerceu até á presente data.

Deixa nos a todos, família e amigos um enorme vazio e uma já sentida dolorosa saudade, que teremos certamente de superar.

JONYe LIGIA - filhos, HERMÍNIA- esposa, irmãos, sobrinhos, netos e demais familiares e amigos, o DR. JOÃO VIEIRA LOPES aos brilhantes oitenta anos desaparece fisicamente cumprindo o seu inevitável ciclo de vida ao qual estamos todos sujeitos, mas fica eternamente nos nossos corações, nos corações de milhares de angolanos que sabem e reconhecem a brilhante trajectória, humana, social e politica deste grande homem que temos hoje a dolorosa e espinhosa tarefa de dizer o ultimo adeus.

DESCANSA EM PAZ, NOSSO COMPANHEIRO, NOSSO AMIGO, DR. JOÃO VIEIRA LOPES.


Sem comentários: