quinta-feira, 19 de abril de 2012

Revisão de salários mínimos sectoriais . Agricultura continua actividade menos remunerada em Moçambique


Trabalhadores do sector financeiro (bancos, agências de crédito, companhias de seguro) são os mais bem pagos

Maputo (Canalmoz) - As novas tabelas de salários mínimos sectoriais aprovadas pelo Conselho de Ministros esta terça-feira não trouxeram muita novidade em termos dos valores aumentados. Apenas serviram para provar que a agricultura – a tal base da economia nacional – continua o sector mais mal pago do país, estando agora o salário mínimo fixado em 2.300, 00Mt, cerca de 87 dólares norte-americanos.
A variação geral dos salários sectoriais nacionais é de 6% a 22%.
As novas tabelas, segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, foram aprovadas mediante as propostas do Conselho Consultivo de Trabalho (CCT), órgão constituído pelos empregadores, Governo e Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM-Central Sindical) que alcançaram o consenso das referidas propostas mediante o processo negocial havido ao nível colectivo.
Confira aqui a tabela que ilustra os aumentos salariais (fonte: Conselho de Ministros)

Os novos salários entram em vigor este mês de Abril.
Sobre o sector da Função Pública (educação, saúde, defesa e segurança) não foi revelado o valor do reajuste, porque ainda não houve negociações.

Movimento sindical contesta a tabela do Governo

As novas tabelas aprovadas pelo Governo já foram prontamente contestadas pelo movimento sindical. Na voz do seu porta-voz, Francisco Mazoio, afirma que as mesmas não correspondem ao actual custo de vida no país.
Para este movimento, embora tenha participado no processo das negociações e aprovação das propostas apresentadas ao Governo pelo CCT, o actual salário mínimo continua longe de satisfazer as necessidades de um trabalhador que tenha uma família composta por cinco pessoas. É o habitual em Moçambique.
“Segundo as nossas estimativas um cabaz ou cesta básica mensal para uma família constituída por cinco membros custa sete mil meticais”, disse Francisco Mazoio, para depois concluir: “Portanto, sete mil meticais seria o salário mínimo ideal para nós – movimento sindical – tendo em conta o actual custo de vida no país”, explicou.
“Depois de não termos conseguido o salário mínimo a nível das negociações colectivas, o que nos resta é negociar aumentos a nível das empresas”, concluiu. (Raimundo Moiane)

Sem comentários: