quinta-feira, 26 de abril de 2012

PR transfere Gabinete de Gestão do Futungo de Belas para “Kopelipa”



Luanda –   O Presidente, José Eduardo dos Santos transferiu esta Quarta-feira (25), em sessão do Conselho de Ministro, a tutela  e a superintendência do Gabinete de Gestão do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Futungo de Belas para o Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Manuel Hélder  Vieira Dias Junior “Kopelipa”.

Fonte: Club-k.net
General vai gerir orçamento de USD 150 milhões
Em Julho de 2011, o  Chefe de Estado havia nomeado um director  para este Gabinete, o ex-professor universitário  Rodrigo de Sousa Alves dos Santos em substituição de  uma Comissão de Implementação cujo  coordenador  era Paulo  “Nito” Cunha, o director do Gabinete do Presidente da Republica.

Na altura,  José Eduardo dos Santos  autorizou o Gabinete de Gestão do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Futungo de Belas a celebrar um  contrato de empreitada com a empresa CITIC Internacional Contrating Inc. (CICI - Sucursal em Angola), para restaurar as antigas instalações do Futungo de Belas, onde o mesmo viveu antes de se mudar para a cidade Alta.

A primeira fase do projecto de requalificação do perímetro desanexado do Futungo de Belas está orçado em 150 milhões de dólares, uma acção que vai agrupar a reparação e construção de infra-estruturas completas como a questão da água potável, energia eléctrica, estradas e rede de esgotos.

Nesta primeira fase está também prevista a construção de um centro de tratamento de águas residuais para diminuir o efeito negativo na costa que banha o perímetro.

O projecto ocupa uma área de 537 hectares com início no largo da Corimba até a ponte do Benfica e vai albergar, para além de zonas habitacionais e turísticas, o Museu da República num conjunto que reunirá a residência e o escritório do primeiro Chefe de Estado de Angola.

A  primeira fase compreende três etapas e vai ser implementado no espaço que compreende o Núcleo Histórico do Futungo de Belas, abarcando uma área de 135 hectares num prazo de 16 meses.

O projecto de requalificação urbana abarca lotes para habitação familiar, lotes para construção de edifícios de comércio e serviços, bem como áreas dedicadas ao lazer, espaços para estacionamento e zonas verdes dando nova visão a zona.

O perímetro desanexado do Futungo de Belas foi objecto de um plano de reordenamento urbano com uma duração de dez anos de desenvolvimento.

Sem comentários: