sábado, 28 de abril de 2012

Polícia reprime jovens por protestarem contra o alcoolismo



Luanda –   Agentes  da Polícia Nacional acompanhados de elementos   a civil  espancaram, este sábado (28), um grupo  de jovens, nas imediações do antigo posto de controlo, no município do Cacuaco  que  pretendiam  realizar   uma marcha  de  protesto  contra  o excesso do  consumo de álcool  naquela localidade.

Fonte: Club-k.net
Jovens ficaram com  cabeça  partida
A  iniciativa, encabeçada por  Hugo Kalombo,  do  Movimento Revolucionário Unido (MRU),  estava marcada  para as 10h da manha, porém enquanto  aguardavam  pela chegada de outros jovens,  os presentes, foram  surpreendidos   com a chegada de  duas viatura da policia nacional acompanhadas de um turismo e  um jeep   que traziam  cerca de dez elementos trajados a civil  e com os rostos  cobertos. Os elementos a paisana,   traziam nas mãos armas brancas como barras de ferro que logo a seguir enveredaram pela agressão e espancamento contra os jovens. 

No momento da dispersão, a  zona do Colégio Sacriberto encontrava-se completamente cercada e em conseqüência da repressão policial  alguns jovens ficaram feridos enquanto que  outros meteram-se em fuga  tendo sido acolhidos pelos moradores daquela redondeza.

Da  agressão  policial, foram ficaram feridos três jovens (Alfredo Deolindo, Piquete e outro de nome impreciso).  Dois com a cabeça partido com barrete de ferro e um outro com os  dedos das mãos fracturados. Entretanto, testemunhas que foram socorrer as vitimas denunciaram que os feridos tiveram de ser tratados em casas pelos familiares porque os hospitais onde tinha socorridos recusaram-se a prestar assistência por alegada “ordens superiores”.

De lembrar  que desta a  fundação do Estado angolano, em 11 de Novembro de 1975,  o ano de 2011/12 que coincide com o  consulado do Ministro do Interior, Sebastião Martins é  o que ficou marcado  com o  surgimento de grupos de repressão que tem a missão de espancar jovens que se manifestam oposto ao regime do  Presidente José Eduardo dos Santos.   Não há informação  de que os grupos de repressão foram criados sob ordens do próprio Chefe de Estado  ou se  é uma iniciativa  do Ministro do Interior e do Comandante-Geral  da Polícia para agradar o mesmo.  No passado 10 de Março, a Polícia e os  referidos grupos de repressão espancaram o  Secretario-Geral  do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, quando ia socorrer manifestantes que teriam sido vitimas da brutalidade dos agentes da policia e seus parceiros.

Sem comentários: