sábado, 21 de abril de 2012

“Nunca deveria ter sido o MAT a conduzir o processo eleitoral” - SG da UNITA



Luanda - Partidos políticos da oposição estão divididos em relação às metas alcançadas durante o processo de actualização de dados do registo eleitoral.

Fonte: VOA
A Unita fala em exclusão e irregularidades mas o Conselho Político da Oposição considera que o registo decorreu com normalidade.
O secretário geral da UNITA Victorino Nhany disse que regiões de tradicional apoio ao seu partido foram ignoradas no processo de registo de novos eleitores.

Nhany mencionou  zonas do Moxico e da província do Cuando Cubango como exemplo de áreas em que simpatizantes da UNITA não puderam actualizar os seus cartões de eleitores ou não foram registados apesar de terem idade de votar.

Nhany disse ainda que fiscais propostos pela UNITA foram impedidos de observar o processo de registo.

Este dirigente da UNITA disse à Voz da América que “em função da propria constituição o processia devia ser cponduzido por um orgão independente” mas o processo tinha sido levado a cabo por orgãos do governo angolano.

“Nunca deveria ter sido o Ministério da Administração do Territórion a conduzir o processo,” disse, nomeando ainda a Comissão Interminiserial para o Processo Eleietoral (CIPE) como  outro “orgão executivo” encarregue do processo e dependente do “chefe do executivo” que é o presidente da Republica que pertence ao MPLA.

Nhany reafirmou a oposição do seu partido à nomeação de Susana Inglês para presidir á Comissão Nacional Eleitoral.

Até agoram foram registados um milhao de novos eleitores em Angola e os  partidos políticos na oposição estão divididos em relação às metas alcançadas durante o processo de actualização de dados do registo eleitoral.

O líder do Conseho Politico da Oposição Anastácio Finda disse contudo que a sua coligação faz uma avaliação positiva do processo mas admitiu haver algumas preocupações.

O CPO considera de “positivo” o registo de um milhão de novos eleitores para um total de nove milhões.
Embora pudesse ter havido mais registos isso não pode ser culpado interamente no executivo, disse.

Sem comentários: