quinta-feira, 19 de abril de 2012

Novas universidades ou mais (graves) problemas sem solução...


"No âmbito do seu papel como entidade reguladora do ensino superior, o Executivo autorizou a criação de 15 novas instituições privadas de ensino superior, localizadas nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla, Huambo, Uíge, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Bengo e Bié, dando assim a possibilidade de acesso a este nível de ensino em 2012 a cerca de 19 mil novos estudantes."- In Comunicado do Governo.

http://morrodamaianga.blogspot.com/

A minha pergunta é:Onde é que vão buscar os novos professores para estas novas instituições, tendo em conta o défice (quantitativo/qualitativo) já existente?
A decisão tomada ontem pelo Executivo de autorizar a criação de mais 15 instituições do ensino superior, cheira-me a choque de competências e a total desautorização da titular da pasta.
Em Janeiro deste ano a Ministra Cândida Teixeira disse que a enorme procura de cursos de formação superior que se regista em todo país tem levado à abertura de “novas unidades orgânicas e de cursos que nem sempre obedecem aos critérios mínimos de qualidade exigidos internacionalmente”.
"Cabe ao Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia propor a criação e o encerramento de instituições de ensino superior públicas, bem como a autorização de criação e de encerramento de instituições de ensino superior privadas e público-privadas. Cabe ainda aprovar a criação e o encerramento de cursos superiores".

Sem comentários: