segunda-feira, 23 de abril de 2012

General Kandanda junta-se à CASA-CE



Lisboa –  Carlos Tiago Candanda, general na reforma e antigo deputado da UNITA remeteu uma correspondência,  a 18 de Abril, a direção do maior partido da oposição, em Angola  comunicando  a  cessação dos seus cerca dos 40 anos  de  militância daquela formação política.

Fonte: Club-k.net

Conta em breve fazer uma apresentação por escrito a imprensa anunciando o seu ingresso para a Convergência Ampla de Salvação  Nacional (CASA), a coligação ao qual o político Abel Chivukuvku de quem  é próximo se apresentará  como cabeça de lista as eleições de 31 de Agosto próximo.

No seio da UNITA, a sua saída  foi  vista como “algo esperado” a jogar pela participação  da sua esposa e da sua filha, Adelaide Ngueva Kandanda  na equipa do protocolo do Congresso constitutivo da CASA.

Tiago Kandanda  é notabilizado como um dos históricos da UNITA que participou na primeira guerra de libertação. É natural do Moxico, e nas véspera da Independência  esteve na Zambia e mais tarde na Alemanha como embaixador do “Galo Negro”. 

Na seqüência dos desentendimentos em torno das  eleições de 1992, o mesmo foi detido  pelos Serviços de Segurança do regime tendo sido submetido a torturas psicológicas sob acusação de ter mantido  contactos com Jonas Savimbi que se encontrava em local incerto nas matas. 

Com o surgimento da paz, tornou-se o Secretario das Relações Externas da UNITA, na direção de Isaías Samakuva, com gabinete no escritório presidencial na Maianga. Foi depois rendido  por Alcides Sakala.  A três anos dois anos atrás  suspendeu a militância para se dedicar  em trabalhos de pesquisa e investigação na vertente pedagógica. 

Em Agosto de 2011, apareceu como principal interveniente de uma conferencia de imprensa do extinto Grupo de Reflexão (GR), da UNITA que deu lugar a formação da CASA-CE, a coligação que acaba de integrar.

Sem comentários: