segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ex-Militares Manifestam-se no Menongue



Luanda - Uma marcha de protesto realizada a 31 de Março passado, por cerca de quatro mil veteranos das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) e simpatizantes, surpreendeu as autoridades da cidade de Menongue, na província do Kuando-Kubango.

*Rafael Marques
Fonte: Makaangola.org
Na manhã de Sábado, segundo as fontes de Maka Angola no local, os antigos combatentes tomaram a Rua 1º de Maio, sem ter prestado qualquer notificação prévia às autoridades locais, e marcharam em direcção à dependência do Banco de Poupança e Crédito para exigir as suas pensões em atraso.

Os efectivos da Polícia Nacional, chamados a impedir a manifestação, viram-se incapazes de conter os ex-soldados e socorreram-se dos bombeiros para dispersar a manifestação, com jatos de água, junto do banco que os manifestantes tentavam invadir.

Conforme testemunhos locais, a manifestação rapidamente assumiu um carácter anti-regime com os ex-militares a gritarem repetidas vezes “abaixo o MPLA”, “abaixo os gatunos”, “abaixo os bandidos”.

Para acalmar os ânimos e estancar os protestos, as autoridades ordenaram a abertura do banco e o processamento célere das pensões, no mesmo dia sabatino.

Dois dos manifestantes encontram-se feridos e hospitalizados, como resultado da refrega com agentes policiais e bombeiros à porta do banco. As fontes de Maka Angola afirmam que não se registou qualquer detenção. 
*Foto de arquivo

Sem comentários: