segunda-feira, 23 de abril de 2012

EUA vão punir uso de internet para violação de direitos humanos


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai baixar nesta segunda-feira uma portaria permitindo a imposição de sanções a cidadãos estrangeiros que usem novas tecnologias, como o monitoramento de celulares e internet, para promover violações de direitos humanos. A informação é do jornal The Washington Post.
Segundo o jornal, uma fonte de alto escalão afirmou que a portaria tem como alvo empresas e pessoas que ajudam o Irã e a Síria, mas que futuras normas poderão ampliar a lista. A medida será anunciada por Obama em um discurso no Museu Memorial do Holocausto, em Washington, de acordo com o Post.
Segundo o jornal, as mídias sociais e a tecnologia de celular têm sido amplamente utilizada para ajudar a organizar os defensores da democracia contra governos autoritários e para expor violações contra a população, como aconteceu recentemente no Norte da África e Oriente Médio.
Mas os governos autoritários, principalmente na Síria e no Irã, têm mostrado que os seus serviços de segurança também podem aproveitar a tecnologia para ajudar a reprimir a dissidência - através da realização de vigilância, bloqueando o acesso à internet ou a acompanhar os movimentos de figuras da oposição.
Como acrescenta a agência Reuters,o jornal acrescentou que o presidente informará ter pedido que a Estimativa Nacional de Inteligência, preparada pelas várias agências de informações do governo, avalie pela primeira vez o potencial para assassinatos em massa em outros países e suas implicações para os interesses dos EUA.
Imagem: Barack Obama é candidato à reeleição nos Estados Unidos
Foto: AP

Sem comentários: