segunda-feira, 23 de abril de 2012

Detidos pela PRM nas eleições de Inhambane. 36 jovens de MDM foram libertados por ausência de ilícito

 
Inhambane (Canalmoz) – Foram libertados na sexta-feira à tarde 36 dos 37 jovens do MDM que a Policia deteve no dia das eleições intercalares em Inhambane e ainda se encontravam encarcerados.
Isabel Joaquim Madeira foi mantida na prisão por nem se quer ter sido aberto um processo que permitisse à procuradoria ordenar a sua soltura.
Todos os que foram libertados na sexta-feira mediante termo de soltura foram soltos por falta de matéria isto é, por a instrução ter concluído que não praticaram nenhum ilícito.
Os advogados do MDM admitem que a soltura de Isabel Joaquim Madeira possa acontecer hoje.
Todos os detidos pertenciam ao Gabinete de Logística do MDM e estavam encarregues de garantir o abastecimento de comida e bebidas aos delegados do candidato Fernando Nhaca junto das assembleias de voto.
Funcionaram nas eleições para eleição do presidente do Município de Inhambane 24 postos eleitorais com 54 assembleias de voto.
O sistema de apoio logístico do MDM foi totalmente desmontado pela Policia, disse ao Canalmoz o próprio candidato Fernando Nhaca.
Três dos jovens que estiveram detidos, respectivamente Duduque dos Anjos, Zamir Boavida e a cantora Laila, detidos às primeiras horas da manhã do dia 18 de Abril, disseram ao Canalmoz no sábado que depois de os prenderem a policia andou a passear com eles na caixa dos 4x4 das PRM numa autêntica demonstração de força para intimidar os jovens de Inhambane afim de não irem votar.
No dia das eleições a policia prendeu 53 cidadãos. Libertou no mesmo dia 16. Manteve encarcerados na cadeia de máxima segurança de Inhambane, 37 jovens.
Também no dia das eleições o advogado Custódio Duma também foi detido pela Policia e aofim de algumas horas foi posto em liberdade. A dua detenção foi ordenada pela própria comandante provincial da PRM em Inhambane, Arcénia Massingue. Mesmo depois da procuradora que se incumbia do caso de Duma ter acertado com o comando da segunda esquadra a libertação de Duma por falta de ilícito que justificasse a manutenção da detenção, a comandante provincial quando soube disso ordenou que Duma fosse mantido detido, contrariando dessa forma a decisão da procuradora, apurou o Canalmoz na própria esquadra pouco depois destes faltos se terem registado. (Fernando Veloso, em Inhambane)
Imagem: Jovens do MDM na abertura da campanha eleitoral
comunidademocambicana.blogspot.com

Sem comentários: