segunda-feira, 23 de abril de 2012

Crédito bancário. “Banca trata mulheres como enteadas”

 
– presidente da Associação Moçambicana de Mulheres Empresárias e Executivas, ACTIVA, Ema Mossa

Maputo (Canalmoz) – A presidente da Associação Moçambicana de Mulheres Empresárias e Executivas, ACTIVA, Ema Mossa disse ao Canalmoz que os bancos moçambicanos tratam as mulheres como “enteadas” nas concessões bancárias por muitas delas serem informais. Os homens – acrescenta – são tratados como “filhos” por terem emprego formal.
“A maioria das mulheres é tratada como enteada perante os bancos. A banca normal deveria criar uma percentagem de juros mais baixa para as mulheres. As mulheres são umas boas pagadoras, mas a banca olha apenas para a questão de formalidade”, disse Ema Mossa. Ela falou a semana passada ao Canalmoz, à margem do lançamento do Fundo de Poupança Solidária pelo Banco Terra. Disse que “os juros cobrados pelos bancos estão acima de 28 porcento”, mas, frisou, “o problema não é elas não pagarem, mas, sim, as condições impostas”.
Sobre o lançamento do Fundo de Poupança Solidária pelo Banco Terra comentou: “Acho que o projecto é bem-vindo. É um desafio para as mulheres, mas vamos lá ver se vão ao encontro com o que a mulher realmente precisa. Como florista, nunca me preocupei em procurar um crédito bancário pois isso tem as suas implicações de juros. Trabalho com as minhas economias e tenho estado a sobreviver”, disse.
Mossa acrescentou que tem de se entender bem o conteúdo deste fundo, designadamente quais são as vantagens. “Penso que a Associação Moçambicana de Mulheres Empresárias e Empreendedoras FEMME e o Banco Terra vão explicar-nos isso porque temos que saber quais as garantias que o banco vai pedir e a partir daí a mulher vai poder optar se dá ou não para arriscar”.
Lembrou que no ano passado houve um acordo de trabalho que a FEMME assinou com ACTIVA, AMI e ASSOTSI e o encontro da semana passada foi o resultado desse acordo com que se pretende regular as acções para se poder trabalhar em conjunto.
“Vou ter que transmitir às associadas da ACTIVA que vão ter esse benefício como membros da ACTIVA. Na ACTIVA somos 60 aqui em Maputo, mas temos núcleos em Xai-Xai e Quelimane, Nampula e Chimoio”. Sublinhou que ao nível nacional, a ACTIVA tem 540 membros.
O Banco Terra é uma instituição bancária com dois anos de existência e virada para o agro-negócio paras as populações rurais e peri-urbanas de Moçambiqu, lançou quarta-feira finda um fundo de poupança solidária para minimizar as dificuldades que as mulheres empreendedoras enfrentam no acesso ao financiamento e ao crédito bancário.
A FEMME foi criada e 2009 com objectivo de harmonizar o ambiente associativista das mulheres envolvidas na área empresarial, criando uma rede de negócios para gerar sinergias para o desenvolvimento. Estabelece relações inter-empresariais e actualiza conexamente informações mais relevantes dos mercados e das condições macroeconómicas. (Cláudio Saúte)

Sem comentários: