quinta-feira, 5 de abril de 2012

Contas públicas: lacuna de 32 mil milhões USD. Human Rights Watch pressiona FMI sobre Angola


Pretória (Canalmoz) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) deveria ter retido o desembolso previsto no valor de 130 milhões de dólares ao governo de Angola, até que as autoridades justifiquem na totalidade e publicamente uma discrepância de 32 mil milhões de dólares nas contas públicas de Angola, anunciaram a Human Rights Watch e o Revenue Watch Institute numa carta ao FMI publicada nos últimos dias.
O conselho de administração do FMI reuniu-se a 28 de Março de 2012, em Washington, para discutir a última avaliação do progresso de Angola ao abrigo de um empréstimo no valor de 1,4 mil milhões de dólares conhecido como Acordo Stand-By.
O FMI já havia desembolsado a maioria dos fundos quando a enorme lacuna na contabilidade referente ao período entre 2007 e 2010 foi revelada num relatório de Dezembro de 2011.
“É extremamente preocupante que o governo de Angola tenha gasto 32 mil milhões de dólares sem prestar as devidas contas”, afirmou Arvind Ganesan, Director do Programa de Negócios e Direitos Humanos da Human Rights Watch.
“As autoridades angolanas têm de explicar na totalidade e publicamente o que fizeram com aqueles milhares de milhões em dinheiro dos contribuintes antes de receberem mais um tostão que seja do FMI”, afirmou na altura o responsável da organização defensora dos direitos humanos. (Redacção)

Sem comentários: