quinta-feira, 19 de abril de 2012

Conflito no Sudão. Moçambique: Presidente do Sudão pede a Armando Guebuza para mediar o conflito


Maputo – O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Sudão, Ali Kirt, está em Maputo e foi recebido, esta quinta-feira, 19 de Abril, pelo Chefe do Estado moçambicano, Armando Gubuza.
Apesar da independência do Sudão do Sul, em Julho de 2012, os dois Países ainda mantêm muitas divergências a serem resolvidas.

Recentemente, os conflitos têm-se agravado e o Presidente sudanês, Omar El-Bashir, anunciou guerra contra o Sudão do Sul.

No conflito designado por Norte/Sul, tal como no conflito no Darfur, não existe um alinhamento claro de toda a comunidade internacional.

Onde exis¬ti¬rá, aparentemente, um maior consenso, será no Conselho de Segurança. Con¬tudo, a existência de interes¬ses asiáticos na região, associados ao petróleo, pode fazer alterar esta situa¬ção.

Omaral Bashi entende que os dois países podem ultrapassar o conflito com o apoio da União Africana, sob mediação do Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, no âmbito das relações políticas e diplomáticas entre Moçambique e a República do Sudão.

Para o efeito, Ali Kirt a Moçambique para conversar com Armando Guebuza. «Estou aqui para conversar com o Presidente da República Moçambicana e pedir o seu envolvimento directo nesta questão. Sudão e Moçambique têm mantido bons contactos e queremos discutir assuntos sobre como manter a paz no Sudão e na África», disse Ali Kirt, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Sudão.

Nas últimas semanas, os dois países viveram uma escalada bélica, principalmente nas áreas fronteiriças, ricas em petróleo e onde operam rebeldes opostos ao regime sudanês que, por sua vez, lançou duras ofensivas contra as Forças Armadas do seu vizinho do Sul.

Ali Kirt considera que o conflito actual no Darfur tem alguma influência das guerras civis sudanesas entre o Norte e o Sul.

«Esta é a razão pela qual o Presidente Omar El-Bashir escolheu Armando Guebuza para mediar o conflito, tendo ele prometido que, por via da União Africana, ou mesmo pessoalmente, irá fazer o possível para manter a paz entre os dois países e colocar África fora das tensões», concluiu o chefe da diplomacia sudanês.
(c) PNN Portuguese News Network
Imagem: macua.blogs.com

Sem comentários: