sexta-feira, 27 de abril de 2012

“Comissão de Disciplina e Auditoria do MPLA deve ser actuante mesmos que as pessoas se zanguem”, realça Virgílio Tyova



Lubango - O segundo secretário do MPLA na Huíla, Virgílio Tyova, considerou nesta sexta-feira, 27, na cidade do Lubango, que a Comissão de Disciplina e Auditoria (CDA) deve ser pedagógica, actuante, rigorosa, isenta e célere na defesa dos princípios básicos do partido.
 
Fonte: Angop
Ao discursar na abertura do seminário inter-provincial de capacitação de membros da estrutura partidária nos comités da Huíla, Namibe e Cunene, salientou que o órgão deve exercer a sua actividade com rigor, persistência e isenta, mesmos que as pessoas se zanguem. Exortou os seminariandos, no exercício das suas funções, não se limitarem a emitir pareceres simpáticos para os órgãos do partido, quando os factos e os dados revelam comportamento irregular dos seus membros.

Para o responsável político os militantes devem respeitar as regras de democracia interna, o pluralismo de opinião, o direito a informação, entre outros princípios, como consagra os Estatutos do MPLA. Lembrando que se a Comissão de Disciplina e Auditoria falhar, o partido também perde a sua directriz, por isso o papel e a função deste órgão é fundamental e estratégico, não podendo ser relegado para um papel de menoridade ou de só menos importância.
 
Virgílio Tyova esclareceu que a Comissão de Disciplina e Auditoria é o organismo do partido que, à todos os níveis, desempenha o papel de "guardiã" da orientação ideológica, de fiscalização e controlo do cumprimento das deliberações e decisões fundamentais das estruturas. Considerou ainda necessário e recomendável que os seminários tenham uma periodicidade regular.

Sem comentários: