quinta-feira, 26 de abril de 2012

Censura prévia na “Presidência Aberta. Canal de Moçambique proibido de cobrir visita de Guebuza a Manica


“O nome do seu jornal foi excluído pela Comissão dos Grandes Eventos e pelo Gabinete de Imprensa do governo provincial”, disse-nos Victor Machirica, adido de Imprensa da governadora de Manica, e simultaneamente jornalista do jornal Notícias

Manica (Canalmoz) - O Governo provincial de Manica acaba de decretar a interdição do jornal Canal de Moçambique/Canalmoz na cobertura da visita oficial do chefe de Estado àquela parcela do país, no âmbito das suas presidências abertas e inclusivas. A decisão deste acto de censura prévia foi-nos comunicada pelo adido de Imprensa da governadora provincial de Manica, Víctor Machirica, que é simultaneamente jornalista do Notícias no activo, jornal fiel ao regime.
O PR chega hoje a Manica, proveniente da Zambézia. Anda nas suas habituais “presidências abertas”.
Ficámos a saber que dos 12 jornalistas convidados em representação dos diferentes órgãos de comunicação social nacional, sedeados em Manica, o Canal de Moçambique foi o único órgão excluído da lista, alegando o prestativo Víctor Machirica que se trata de “ordens vindas de cima”. O prestativo “jornalista” do Notícias não esclareceu os motivos desta purga.
Refira-se que o presidente da República estará em Manica por 5 dias para ouvir as reclamações da população.
Para obter mais esclarecimentos, a nossa Reportagem naquela província contactou o delegado provincial do ICS, somente identificado por Mudumudzua, que afirmou que ”O jornal Canal de Moçambique não está contemplado na viagem para a cobertura presidencial. Eu também recebi ordens de cima para trabalhar com esta lista original. Não tenho que alterar ordens supremas. É melhor contactar o gabinete ou o senhor Machirica, pois foi ele quem me entregou a lista final”, disse o delegado do ICS.

O gabinete da governadora

Em representação do gabinete de imprensa e do gabinete da governadora de Manica, Victor Machirica, o adido de Imprensa da governadora de Manica que acumula essas funções de servis com a de “jornalista sénior” do jornal Notícias, e um dos representantes da comissão dos grandes eventos na região, afirmou que o jornal Canal de Moçambique foi excluído da lista para a cobertura da visita presidencial a partir do Governo de Manica.
“A lista foi enviada com todos órgãos de comunicação social que devem fazer parte mas fomos informados pelos superiores que o seu jornal não podia fazer parte da lista dos jornalistas para cobrir o evento”, afirmou acrescentando que “o nome do seu jornal foi excluído pela comissão dos grandes inventos e pelo gabinete de imprensa no Governo provincial, nas finanças ”, disse. (José Jeco)

Sem comentários: