quarta-feira, 4 de abril de 2012

BES multado e proibido de vender produtos de poupança nos EUA


Reserva Federal norte-americana multou Banco Espírito Santo, devido à venda de produtos sem licença nos Estados Unidos.
A Reserva Federal norte-americana (Fed) multou em 975.000 de dólares (732.000 de euros) o Banco Espírito Santo, devido à venda de produtos sem licença, que o BES vai deixar de comercializar nos Estados Unidos.
De acordo com a Fed, o BES aceitou pagar esta quantia e cessar as operações nas filiais em que disponibiliza os produtos em causa até 15 de setembro desde ano.
Contactada pela agência Lusa, fonte do BES explicou que, quando detetou irregularidades, "o banco voluntariamente foi ter com as autoridades para explicar uma situação que detetou internamente", sublinhando que "não é nenhuma fraude nem nenhuma situação fraudulenta".
A mesma fonte esclareceu que, "no âmbito do acordo agora estabelecido, o banco compromete-se a deixar de comercializar aqueles produtos de poupança", que são tradicionais em Portugal e na Europa, mas que, nos Estados Unidos, só podem ser comercializados por bancos norte-americanos, uma situação que o BES reportou às entidades competentes.
A sanção surge depois de no ano passado a Comissão do Mercado de Valores norte-americana (SEC, na sigla em inglês) ter aplicado ao BES o pagamento de sete milhões de dólares pela venda de valores a 3.800 investidores, entre 2004 e 2009, sem deter licença para este tipo de operações no Estados Unidos.
http://expresso.sapo.pt/bes-multado-e-proibido-de-vender-produtos-de-poupanca-nos-eua=f716563




Sem comentários: