segunda-feira, 5 de março de 2012

Rabelais obrigado a devolver USD 20 milhões ao Estado


Lisboa – O antigo Ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, está a ser obrigado á devolver aos cofres do Estado angolano cerca de 20 milhões de dólares que corresponde aos valores e patrimônio que o mesmo terá se apoderado quando esteve no governo. O Tribunal de Contas que é a instituição que tem estado a escutá-lo, esta em vias de convocá-lo para ultimar o processo.

Fonte: Club-k.net
Está a vender todo o seu patrimônio
Rabelais que passou a viver entre Luanda e Benguela mostra-se, entretanto, com dificuldade de restituir os valores citado aos cofres de estado. Porem, para ver agilizada a situação, o ex- governante decidiu vender parte do seu patrimônio dispersados por todo o países tendo observado, algumas perdas. Vendeu, a vivenda nos arredores da Igreja da Sagrada família, em Luanda, pelo preço da metade a que comprou inicialmente.

Na província de Benguela, onde o mesmo possui um vasto patrimônio, decidiu vender boa parte dos bens imobiliário. Faz parte do seu patrimônio na cidade portuária do Lobito, uma lavandaria no bairro do Compão e 6 apartamentos no prédio da Radio Nacional, logo a entrada da restinga. Tem ainda três “mega” vivendas no bairro do acadêmico e que estão a ser vendidas entre USD 800 mil e 1 milhão de dólares.

Já no município de Benguela, o patrimônio deste membro do Comitê Central do MPLA, é constituído por uma lavandaria cujo o prédio onde a mesma se situa, pertence também ao mesmo. Logo a seguir ao prédio da lavandaria, há um outro edifício que também lhe pertence. Seis apartamentos do referido prédio estavam transformado em ghesthouse tendo interrompido a sua actividade comercial para por a venda no mercado. O ex- Ministro esta a a vender por cada apartamento o correspondente a 600 mil dólares.

Tem também 6 casas (entre apartamentos e residências), na rua da Matishop. O mesmo acontece no bairro Baia Azul, onde o mesmo tem uma casa e seis outras e cerca de dez apartamentos espalhadas pela cidade de Benguela.

No conhecido parque de Tênis em Benguela, o ex- ministro Manuel Rabelais tem também uma casa que na altura comprou ao preço de 1 milhão de dólares americanos e que esta a vender neste momento por 250 mil dólares.

Não obstante, ao processo de venda, o antigo governante, observa um outro problema. Parte deste patrimônio que esta a vender encontram-se registrado em nome de três conhecidas amantes e algumas delas recusam-se assinar os papeis para devolução do patrimônio ao dono.

Manuel Rabelais que agora se encontra em bancarrota foi um dos mais dinâmico e ao mesmo tempo o mais temido ministro da comunicação social em Angola. Caso não devolver os valores ao estado corre o risco de ser transferido por um tribunal civil para julgamento e conseqüentemente cumprir uma pena de cadeia ficando igualmente proibido de exercer cargos de direção na administração pública.

Sem comentários: