segunda-feira, 26 de março de 2012

(Ocean Drive apoderou-se da Praia do Morro dos Veados. Isabel dos Santos é sua sócia?)


«Administrador descarta responsabilidade na ocupação da praia
O administrador da Samba, Adão Malungo, descartou ontem qualquer responsabilidade por parte da administração que dirige no que toca à venda da praia do Morro dos Veados, situada no bairro Benfica, em Luanda, isso em resposta a uma reportagem avançada por O PAÍS na edição anterior a esta sobre a privatização da referida zona costeira.
”A ocupação da referida área pela Ocean Drive coincidiu apenas com a nossa entrada no comando da administração, mas nós não temos nada a ver com a cedência ou venda do terreno”, esclareceu o administrador, adiantando que o seu elenco foi apenas comunicado pelo Governo da Província de Luanda (GPL), para acompanhar todo processo de negociações e a retirada dos moradores da zona.
Quando lhes foi incumbida tal responsabilidade, estiveram na base das alegações contidas nas documentações chegadas do GPL o facto de a organização interessada, na altura, ter tido reunidas as condições exigidas, que se prendiam principalmente com as residências de destino dos moradores, bem como as indemnizações referentes à adaptação à nova realidade de vida e aos meios de trabalho.
Das promessas constavam mil dólares para a primeira semana nas casas azuis do Zango IV, para além de uma indemnização de cobertura à perda dos barcos de pesca e das barracas de praia, que até à data desta entrevista não foi cumprida.
Quanto à Ocean Drive, o dirigente não avançou nenhuma informação que facilitasse alguma caracterização da empresa ou mesmo o seu objecto social. Disse apenas que a exploração e investimento no local tinham um fim social.
Interrogado sobre a periodicidade do processo das negociações, o responsável não soube dizer ao certo quando teria começado o expediente, mas foi determinante em afirmar que “o processo da concessão da parcela de terra foi arquitectado pelo GPL, num período de tempo que antecede consideravelmente ao do nosso empossamento.” Por ser um assunto que continua a desencadear muita polémica, saltando à vista a proibição de banhistas nessa área do litoral de Luanda, Adão Malungo aconselha os inquietantes a buscarem esclarecimento no Governo Provincial de Luanda.
O PAIS envidou esforço para ouvir dirigentes afectos ao GPL, mas não encontrou resposta. Cada um dos contactados remetia o assunto para outrem.
“Nem todos foram contemplados” Um dos indivíduos que integrava a comissão de moradores, agora a residir no Zango IV, revelou que algumas pessoas perderam suas casas sem terem recebido outras em Viana.
“Nem todos foram contemplados, porque havia 185 casas de chapa, mas só foram contabilizadas as 17 quebradas à força das armas e as 58 que a fiscalização da comuna do Benfica havia numerado primeiro”, declarou uma fonte, tendo informado que outros tiveram de se sujeitar em receber os três mil e 500 dólares, embora tenha havido mesmo alguns que, por terem estado ausentes, nem sequer receberam nada.
A comissão dos moradores do Morro dos Veados continua no activo, porque os integrantes dizem que há muitos problemas pendentes, um dos quais tem a ver com a recuperação da indemnização referente à»
Alberto Bambi
4 de Novembro de 2011
http://kapitololo.wordpress.com/2011/11/07/administrador-descarta-responsabilidade-na-ocupacao-da-praia/

Sem comentários: