segunda-feira, 12 de março de 2012

Homenagem aos jornalistas do folha8 - António Cortes Silivondela


Luanda - O meu telefone tocou, atendi, alô! Alô! Respondeu-me uma voz, como se de quem transmitia a mensagem, repulsa ou sentimento de alguma estranheza.

Fonte: Club-k.net
Era o meu caro amigo, Fernando Baxi, editor do semanário folha8, lamentando a recolha dos meios informáticos pertença do folha 8, por especialistas da DNIC, exibindo um mandato assinado pelo Procurador da Republica, junto da DNIC.

Acho que o acto da PGR, esteja ligado a um eventual processo que se pretende desencadear, contra o semanário F8, no conhecido caso, fotomontagem de figuras do executivo angolano «José Eduardo dos Santos, Presidente da Republica, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Nandó, Vice-Presidente da Republica e Hélder Kopelipa da casa militar da Presidência da República», num artigo publicado no folha8, lamentou o jornalista-editor•

A apreensão dos meios informáticos, pertencentes ao semanário folha8, aconteceu ao meio da manha desta segunda-feira, 12.03, lamentavelmente, numa altura em que o Director do F8, WT, apanhado de surpresa, na qualidade de Advogado, encontrava-se em audiência de julgamento, em defesa do então Comandante Provincial de Luanda, o Comissário Joaquim Ribeiro.

WT, ao dar a cara, como subscritor do projecto de Salvação Nacional, liderado por Abel Chivukuvuku, na qualidade de Presidente do Amplo Movimento do cidadão, que deverá ser divulgado publicamente na próxima quarta-feira, dia 14 do mes em curso, obviamente, presume-se que tenha acelerado a raiva na flor da pele do regime, que vê o jovem guerrilheiro do MPLA, da 4ª região politico militar e preso politico de S.Nicolau, em companhia de seu pai «velho Tonet», menino irrequieto, e indisciplinado, caracterizado, estar contra o poder politico em Angola.

Esta é apenas uma sequência de várias outras pelejas que William Tonet, tem enfrentado ao longo da sua caminhada, de dar voz aos angolanos sem voz.

Bastará relembrar o fenómeno "Santa Clara", em que os computadores dos serviços de Emigração “SM” acusavam a proibição de saída do jornalista e activista cívico do amplo movimento do cidadão.

Ficou retido em santa Clara, com a sua família, e não foi permitido prosseguir o seu curso normal nas terras de San Nujoma, os detentores de poder em Angola, não se dignaram em proceder a entrega de um documento que justificasse a sua retenção.

Depois, tudo não passou por dito e não dito, sem o mínimo de calculo dos danos provocados a WT e sua família.

O Recente julgamento misterioso, em que o Juiz depois da sentença parece ter ficado com medo da vítima, ficou-se, ate hoje sem se perceber o que terá acontecido com esta sentença milionária á WT, decretando o prazo de liquidação de 100 mil dólares de indemnização em cinco dias, sob ameaças de prisão efectiva de um ano.

Pelo menos ficou mais do que evidente de que o cão conhece o seu dono, para dizer que o povo angolano, sofredor da intolerância, conhece os seus defensores, oferecendo-se em cuidar do pagamento de 100 mil dólares americanos.

Camponeses, intelectuais e franja de toda sociedade unidos, contribuíram com o seu melhor, tal como o fez a viúva com Jesus Cristo, entregando o que tinha.

Com este acto da PGR, junto da DNIC, muitos esperam que a mesma coragem seja feita, no esclarecimento do caso de desvios de dinheiros de estado angolano, segundo documentos tornados públicos na queixa aquela instancia da justiça, pelo advogado David Mendes.

Não seria de bom tom que a mesma coragem fosse feita junto das contas bancárias da Sonangol e do presidente da republica Eng.º José Eduardo dos Santos e a outros governantes envolvidos nas acusações no escândalo financeiro angolano.

A ser assim, os angolanos continuaram a ter um país onde só se faz justiça o peixe miúdo?

Aonde andam os direitos de cidadania e as instituições internacionais que têm defendido e valorizado a governação angolana num suposto respeito dos direitos humanos.

Quantos governantes foram julgados e condenados pelos crimes praticados, e quantos jornalistas e membros cívicos, julgados e condenados pelo simples sentimento de raiva, sob capa de terem prevaricado, sem que haja crime pelo qual são indiciados.

No manifesto do MPLA, esta escrito que o inimigo não cairá sem luta, o mesmo acontece com a democracia em África, e em Angola, piora um pouco, o império marxista-leninista não cairá, sem sacrifício.

Sois herois, profissionais que dão voz aos angolanos sem voz,nãos vos entristessais pela tempestade, ela é temporal. Deus jamais deixará seus filhos no enterno sofrimento.

Lembrai-vos o que diz a bíblia sagrada «bem aventurados quando vos persseguir por praticar justiça». Tudo na terra é vaidade, os que prendem, os que matam, os que relegam outras pessoas ao sofrimento, os que bajulam para serem bem vistos aos olhos de governantes, a vaidade é mesmo vaidade, tudo que tem principio, terá igualmente fim.

se crê no que faz em prol do povo, em prol do seu pais, não se dezanime pela tempestade, o cão conhece o seu dono.

Somos um povo com história própria! oprimidos de mwangoles, pensemos Angola.

Sem comentários: