terça-feira, 6 de março de 2012

Cuba. Papa Benedito XVI visita Cuba 26-28 de Março



Centenas de cidadãos cubanos subscreveram uma “carta Aberta ao Papa Benedito XVI”, na qual realçam o facto do regime impedir a livre actuação da Igreja Católica em Cuba.
Pretória (Canalmoz) – Um porta-voz do cardeal cubano advertiu que a Igreja Católica em Cuba corre o risco de sofrer pressões políticas por ocasião da visita do Papa Benedito XVI a ter lugar nos finais do corrente mês. A visita tem como propósito “falar da reconciliação e da unidade entre os cubanos”, mas em Cuba os bispos católicos temem que possam surgir pressões que ponham em perigo o diálogo que a Igreja Católica tem vindo a manter desde Maio de 2010 com o regime no poder em Havana. O porta-voz do Cardeal Jaime Ortega considera que “grupos ou partidos independentes poderão aspirar que a Igreja se converta em catalisador de mudanças radicais em Cuba”.
Entretanto, centenas de cidadãos cubanos subscreveram uma “carta Aberta ao Papa Benedito XVI”, na qual realçam o facto do regime impedir a livre actuação da Igreja Católica em Cuba. Referem os autores da carta aberta que no dia 25 de Dezembro de 2012, a polícia prendeu um grupo de mulheres à porta da Igreja Santa Rita em Havana. No dia 22 de Janeiro do corrente ano, forças policiais espancaram um outro grupo de mulheres junto à Igreja de Jesus Cristo Redentor na Província de Holguín. Tropas governamentais intimidaram 14 mulheres no Santuário del Cobre, no dia 19 de Fevereiro, salienta a carta aberta.
A par da campanha movida contra a Igreja Católica, no passado dia 1 do corrente, a polícia reprimiu uma manifestação pacífica organizada por membros do Partido Democrático 30 de Novembro Frank País na Praça Cívica José Martí em Havana. Os manifestantes reclamavam “o fim da repressão movida pelo governo contra a sociedade civil cubana”. (Redacção)

Sem comentários: