quinta-feira, 22 de março de 2012

BCP consegue novo financiamento de 2,7 mil milhões


Maria Ana Barroso DIARIO ECONOMICO

O banco já fez 71 emissões de dívida dirigida aos particulares desde Outubro do ano passado.
O BCP financiou-se nos últimos cinco meses em mais de 2,7 mil milhões de euros com recurso a emissões de obrigações por oferta particular. Desde Outubro do ano passado foram feitas 71 emissões. Só no último mês de 2011 o banco fez 45 emissões, conseguindo só nesse período 2,18 mil milhões de euros de liquidez.
Este tipo de operação é utilizada pela generalidade do sector mas é considerável o recurso do BCP a esta fonte de financiamento. Contactada a instituição, fonte oficial explica que "para além das emissões com garantia do Estado destinadas à carteira de activos elegíveis, e que podem explicar em parte, o volume particularmente elevado (entre Novembro de 2011 e Fevereiro de 2012 emitimos €4,25 mil milhões de euros), o Millennium tem continuado activo na oferta de valores mobiliários junto dos seus clientes e investidores institucionais nacionais". No final do ano passado, o banco tinha 3,6 mil milhões de euros disponíveis em activos elegíveis para colateral em empréstimos do BCE. Em termos de angariação de poupanças de clientes, os bancos sempre utilizaram, juntamente com a captação directa de depósitos, a colocação de obrigações próprias aos seus balcões.
A este propósito, o BCP acrescenta ainda que o montante de financiamento arrecadado (2,7 mil milhões de euros) "não significa necessariamente angariação de nova liquidez, pois boa parte destes investidores têm mantido o seu envolvimento ao longo do tempo e já detinham produtos/instrumentos detidos pelo banco".
A instituição liderada por Nuno Amado tem vindo a lidar, à semelhança da restante banca nacional, com fortes dificuldades na obtenção de financiamento, sobretudo no que diz respeito aos mercados internacionais. O recurso ao Banco Central Europeu (BCE) e a aposta na captação de depósitos têm sido as vias privilegiadas de financiamento.
COMENTÁRIOS
Carlos Bettencourt , Lisboa | 22/03/12 09:20
Cuidado! BCP irá aos 10 cêntimos novamente!
DESEMPREGADO , | 22/03/12 08:45
O PGR TAMBÉM DEVE ABRIR UM INQUÉRITO AOS BANDIDOS DO DESGOVERNO QUE CONTINUAM A ROUBAR E A MATAR O POVO À FOME.

O SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PASSOU DE PAGAMENTO A DIA 12 DE CADA MÊS PARA, SUPOSTAMENTE, DIA 22 DE CADA MÊS, ROUBANDO ASSIM 10 DIAS AOS DESEMPREGADOS.

HOJE É DIA 22 E AINDA NÃO RECEBI, SERÁ QUE A INTENÇÃO É ROUBAR UM MÊS DE SUBSÍDIO??? OU MAIS???

ESTES LADRÕES DE POBRES TÊM QUE SER CRIMINALIZADOS.
http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-consegue-novo-financiamento-de-27-mil-milhoes_140894.html#

Sem comentários: