domingo, 25 de outubro de 2009

Bancos, o alimento do terror. O bónus




Neste campo de concentração do terror luandino, o nosso petróleo não beberemos. Os nossos diamantes não comeremos. Nas torres, prédios e condomínios, cagaremos. Nos bancos e nos banqueiros mijaremos. E também cagaremos e mijaremos nos estádios de futebol. Aos nossos saudáveis arcos, flechas e tangas voltaremos.


«“A bolha dos bónus rebentou”
Mafalda Aguilar 18/09/09 11:00

Os líderes dos 27 países da União Europeia vão defender na cimeira do G-20 a limitação aos bónus dos banqueiros.

DIÁRIO ECONÓMICO

A União Europeia acordou ontem apelar às principais economias do mundo para imporem regras efectivas para limitarem os bónus chorudos dos executivos dos bancos, associadas a sanções.

Esta foi a principal resolução que saiu da cimeira informal extraordinária de líderes europeus, que teve como objectivo alcançar uma posição comum para levar à cimeira dos 20 países mais industrializados do mundo (G-20), que vai ter lugar em Pittsburgh (nos EUA) entre os dias 24 e 25 de Setembro.

"Do nosso ponto de vista, a bolha dos bónus rebentou hoje", afirmou o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, cujo país assume a presidência rotativa da UE.

"Os bancos que devem a sua sobrevivência ao apoio massivo do dinheiro dos contribuintes, não devem aproveitar-se dos seus bons resultados no futuro e pretender que a crise foi um contratempo menor. Isto seria uma provocação para os cidadãos europeus, especialmente tendo em conta a forte subida do desemprego", salientou o responsável.

"Os cidadãos estão horrorizados com as informações de que os bancos que receberam dinheiros públicos estão a pagar bónus exorbitantes. No G-20 insistiremos na necessidade de uma actuação internacional coordenada e decidida", afirmou Durão Barroso, que foi reconduzido no cargo de presidente da Comissão Europeia esta quarta-feira.

Na cimeira do G-20, os líderes europeus vão tentar convencer Barack Obama, que, segundo um assistente do presidente norte-americano, está relutante "em definir níveis de compensação pessoais".»



Sem comentários: